quarta-feira, 29 de maio de 2013

Obesidade e Sedentarismo: Projeto Emagrece, Brasil!!


Bom dia, friends!!


Hoje vou tratar de um tema muito importante e delicado: obesidade e sedentarismo!

O que é obesidade?

Entenda o problema que deixa o planeta mais e mais redondo!


 "A obesidade é o acúmulo de tecido gorduroso capaz de trazer danos à saúde", define a endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, a Abeso. Além de um minucioso exame clínico, os especialistas se baseiam em alguns parâmetros para diferenciar quem já corre riscos de fato daqueles que ainda não são considerados pesos pesados. O professor Alfredo Halpern, endocrinologista do Hospital das Clínicas, na capital paulista, afirma que, por enquanto, o cálculo de índice de massa corporal, o IMC, é o método mais utilizado para definir se o paciente é obeso ou não. Márcio Mancini conta que a equação foi criada pelo astrônomo belga Lambert Adolphe Jacques Quételet (1796-1874) e corresponde ao peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em metros).

Veja agora como são classificados os graus de obesidade, de acordo com informações da endocrinologista Rosana Radominski:

IMC (kg/m2)Classificação
<18,5Baixo peso
18,5 a 24,9Normal
25 a 29,9Sobrepeso
30 a 34,9Obeso (classe I)
35 a 39,9Obeso (classe II)
>40Obesidade (classe III)
 
 
 













De olho na cintura Embora o IMC ainda reine, os especialistas têm lançado mão de outros métodos para investigar os perigos relacionados ao excesso de peso. "Medir a circunferência abdominal está mais popular", comenta Halpern. O cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo, explica que o tamanho da cintura é importante porque denuncia propensão para males cardiovasculares. Lopes enfatiza que as pesquisas e todo o conhecimento em torno da barriga avantajada ajudaram a diferenciar os perfis. "Muitas vezes um indivíduo com sobrepeso, mas com gordura abdominal, tem mais problemas do que o portador de obesidade periférica", avalia. Por obesidade periférica, leia-se os famigerados pneuzinhos. Os indiscretos, que teimam em escapar da calça, são denominados pelos especialistas como um tipo de gordura subcutânea e parecem ser menos nocivos. Isso, claro, até que se prove o contrário. Por outro lado, a chamada gordura visceral, aquela da popular "barriga de chope", hoje é considerada como um tecido endócrino. Ela é capaz de fabricar diversas substâncias. "Algumas, inclusive, têm ação pró-inflamatória. Aliás, é por essa razão que a obesidade é classificada como uma doença inflamatória", diz Lopes.

O que a fita métrica revela
Limites para a circunferência da cintura:
Nas mulheres, a medida começa a preocupar quando passa de 80 centímetros e o perigo é eminente se ultrapassa 88.
Para a ala masculina, o ideal é apresentar de 90 a 102 centímetros.

Segundo dados recentes do IBGE, em todas as regiões brasileiras, há um aumento contínuo e substancial de excesso de peso. Mais que um problema de aparência, o sobrepeso é o grade vilão de inúmeras doenças como diabetes 2, pressão alta e infarto.  Pensando em frear essa epidemia, a Editora Abril, com as revistas SAÚDE! e BOA FORMA e o site MdeMulher, lança a campanha Emagrece, Brasil!. O projeto vai agir no combate à obesidade, mostrando a importância de manter um peso adequado para prevenir uma série de males e ganhar qualidade de vida, estimulando a atividade física para diminuir o sedentarismo e ensinando a consumir bons alimentos.

 
O objetivo deste projeto é reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para conquistar um peso adequado e ganhar saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física. E contamos com você!

Este projeto já tem um tempo, mas nem todas as pessoas sabem de sua existência, por isso achei importante demais divulgá-lo por aqui!
Quanto mais informações preciosas compartilharmos, melhor viveremos!!!!

Saia da sua zona de conforto, não seja SEDENTÁRIO, leve uma vida ativa, pratique exercícios regularmente, e os benefícios serão inúmeros!!! Não espere adoecer para começar a agir!!!!

Faça escolhas saudáveis, seja persistente!!

Vamos juntos nessa em busca das nossas melhores versões!!!!

Ânimo!!! Foco!!!!
"YOUR BODY IS YOUR HOME"!

Um grande abraço,

Vanessa Traversi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário