sábado, 11 de maio de 2013

Stand Up Paddle Boarding (SUP)

Boa noite, friends!

Em busca da minha melhor versão, no ano passado resolvi aderir a este novo e apaixonante esporte e comprar uma prancha de SUP, e aprender a remar(rs)... Confesso a vocês que me apaixonei pelo esporte que, além de ser uma espécie de "terapia na água" (visual maravilhoso, barulho do mar, tartarugas e peixes passando, etc), também é um bom exercício físico, podem crer! Pra quem acha que não se faz esforço algum ali em cima, está totalmente equivocado! Muito de perna e braço, além do abdômen! Costumo remar muito em Búzios, lugar perfeito para isso: Praia de Ferradura, João Fernandes, Tartaruga, entre outras. Como eu não pego onda de prancha, somente remo em mar flat (liso), sempre que NÃO tem onda, eu remo na Barra tb, vou até as Ilhas Tijucas, visual incrível, vale a pena!!

Vou contar um pouco da história desse esporte que eu amo e suuuper recomendo!

O Stand Up Paddle tem sua origem vinda das Ilhas Havaianas. No começo da década de 1960, os Beach Boys de Waikiki deram origem ao termo "Beach Boy Surf" quando estavam em suas pranchas compridas remando com remos de canoa, com o objetivo de tirarem fotos para os turistas que aprendiam a surfar.
Stand Up Paddle Boarding, ou SUP, é um esporte aquático, uma variante do surf, no qual o praticante em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água. O Stand Up Paddle Boarding, com raízes Polinésias, significa em havaiano Ku (de pé) Hoe (remar) He'e (surfar) Nalu (onda).
KU HOE HE´E NALU!!!
No início dos anos 2000, surfistas havaianos como Dave Kalama, Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton começaram a praticar o SUP como uma forma alternativa de treino, quando o mar não estava em condições para a prática do surf. Com o passar dos anos foram participando em eventos como o Molokai to Oahu Paddleboard Race e Makaha's Big Board Surfing Classic. Agora já podemos encontrar surfers em muitas das corridas de Paddleboard como participantes de SUP.

O SUP no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no sul do país, lagos e rios em Brasília.
As modalidades mais praticadas do Stand Up Paddle são: Wave (tem como objetivo unir as habilidades e possibilidades de desempenho do surf clássico e moderno com o uso do remo), Race (tem como objetivo creditar como vencedor o atleta com o maior potencial de rendimento da prancha com o remo, capaz de realizar o percurso estabelecido para prova em menor tempo, ultrapassando assim a linha de chegada à frente dos demais.As pranchas de race são grandes e têm um design frontal bem parecido com o desenho de canoas, visando maior estabilidade em linha reta e melhor navegabilidade), Freestyle ( tem como objetivo avaliar a variedade de manobras realizadas sobre a prancha de Stand Up Paddle, apenas com a mobilidade do corpo e o auxílio do remo) e Rafting (tem como objetivo descer corredeiras sobre a prancha de Stand Up Paddle apenas com a mobilidade do corpo e auxilio do remo).

Além das modalidades citadas acima, que possuem competições, o SUP possui outras variações: SUP pesca, SUP Yoga e SUP em rios de corredeiras.

Viva na sua melhor versão!! Pratique algum esporte, faz bem pra mente, faz bem pro corpo!!!
Não deixe para começar somente quando você estiver precisando, faça acontecer, garanto que você vai se sentir muiiito bem!

Enjoy!!!!

Vanessa Traversi






Nenhum comentário:

Postar um comentário