domingo, 19 de maio de 2013

Esporte e Positividade curam depressão, estresse e mau-humor!!!

Boa tarde, FRIENDS!!!

O post de hoje é importantíssimo e espero que seja de grande valia para aquelas pessoas que estejam passando por alguma situação bem difícil e não estejam vendo saída...sempre há solução, sempre!!! Por pior que sejam os problemas, a tristeza, a fase dura, ela passará!
Vamos nos ajudar, ser mais proativos, e os bons resultados virão!!! Acreditem nisso!

Crises de ansiedade são alguns dos sinais da depressão, uma doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge 120 milhões de pessoas no mundo todo.

Tratamento simples: depressão se cura com positividade.

Médicos, psicólogos e pacientes diagnosticados com depressão podem se acostumar com um novo conceito em breve. São as Positive Activity Interventions (PAI), ou Intervenções de Atividade Positiva. Basicamente, é um novo tratamento contra a depressão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados alarmantes sobre a depressão. A condição atinge mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Antidepressivos, segundo os médicos, podem ser remédios realmente úteis, mas funcionam completamente em apenas de 30% a 40% dos casos. Depois de tentar usar de dois a quatro medicamentos diferentes, apenas um terço dos pacientes consegue se livrar da depressão.
A proposta das PAI, apresentada por pesquisadores das Universidades de Riverside e Duke, ambas nos Estados Unidos, é simples. De maneira geral, se trata de desenvolver gentileza e otimismo nas pessoas; produzir felicidade. É um recurso que deve ser usado, segundo os especialistas, quando o paciente depressivo não responde aos medicamentos.
O PAI apresenta vantagens sobre os fármacos. É mais barato trabalhar a felicidade interior do que comprar remédios. O tratamento leva menos tempo, porque as mudanças no humor são percebidas mais rapidamente. A melhora no quadro depressivo também é percebida com mais facilidade. E não menos importante, não carrega nenhum efeito colateral, o que é um problema com alguns medicamentos.
Em busca de métodos alternativos aos remédios, os pesquisadores americanos estudaram a fundo como o humor produzido “artificialmente” pode alterar um quadro médico de depressão. Os benefícios de tratamentos como o PAI, contudo, ainda não são mensuráveis e continuam sendo estudados; daí a recomendação dos médicos de que se use tais métodos como auxiliares, e não como recurso único.
Colocando em termos práticos, esses tratamentos alternativos fazem o paciente depressivo praticar pequenos atos de bom humor na rotina.
O paciente precisa frequentemente demonstrar gentileza, escrever bons sentimentos no papel, tomar nota das coisas boas que acontecem com ele, meditar. Segundo os médicos, as ações positivas têm um efeito maior do que geralmente se considera.

                                                  -----------------------------------------

A importância dos exercícios físicos no tratamento da Depressão/Estresse/ Mau-humor

Segundo os médicos, 30 minutos de exercícios por dia reduzem o stress e a raiva e aumentam a sensação de bem-estar. Para eles, o exercício devia ser prescrito como parte do tratamento para a depressão.
Jasper Smiths, psicólogo da Universidade Metodista de Dallas, acha que o exercício pode ajudar os medicamentos ou, até mesmo, substituí-los. De acordo com ele, atividade física pode ser a solução para aquelas pessoas que não têm acesso ao tratamento tradicional pelo seu alto custo.

Indivíduos que se exercitam possuem níveis menores de stress e de raiva” diz Smiths.
“O exercício afeta o cérebro como um antidepressivo, no sistema neurotransmissor do cérebro e pode ajudar pacientes com depressão a reestabelecer comportamentos saudáveis”.
Pesquisas anteriores mostraram que os tratamentos tradicionais não funcionam para todos os que precisam deles. Os exercícios, ao contrário, funcionam para todos e ainda trariam o benefício de aliviar sintomas de depressão como aceleração de batimento cardíaco e de respiração.
E o exercício não forneceria apenas melhorias a longo prazo. Depois de 30 minutos de exercício você estaria mais relaxado, tem mais energia e estará motivado a fazer exercícios no dia seguinte.
De acordo com os cientistas, mau humor não é mais um motivo para não se exercitar e sim para fazer atividade física!

Esporte é saúde!!! Esporte é o melhor remédio para os males do corpo e da alma!!! 

                                                  --------------------------------------------

Especialista dá dicas de como combater a depressão e reencontrar a felicidade

A doença de fundo emocional pode facilmente ser controlada com doses diárias de bom humor e auto-estima na opinião do chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, Luiz Gonzaga Leite.

Mas como fazer isso, quando tudo parece não dar certo??
Segundo ele, a depressão deve ser encarada como uma enfermidade como outra qualquer: “É preciso enxergar a luz no fim do túnel, pois há prevenção e controle”.

Sete dicas para se livrar da depressão sem tomar remédios, segundo o especialista:

Chega de culpa
Pessoas muito autocríticas se acham responsáveis por tudo a sua volta. Procure dividir seus problemas em partes e se prender apenas à parcela que você é capaz de resolver por conta própria.

Sem medo de envelhecer
Muita gente não pode nem ouvir falar nas desvantagens que a idade traz, rugas, preocupações... Mas que tal ver o lado positivo de tudo isso? Com a meia-idade, são maiores as chances de crescimento pessoal, maior é a sua experiência para ir em busca de sonhos profissionais e estamos mais maduros para os relacionamentos afetivos.

Desabafe
Não se trata de reclamar o tempo todo para amigos e parentes sobre como sua vida está em desacordo com seus objetivos, mas de ter alguém em quem confiamos para expor os anseios. Assim, cultivamos amigos, ouvimos opiniões e nos sentimos “mais leves”.

Pratique exercícios
É comprovado cientificamente que fazer uma atividade física, por pelo menos 30 minutos diários, aumenta o bom humor! Escolha seu esporte!


Tenha uma rotina normal
Não ter vontade nem de lavar uma louça ou atender um telefonema é sinal claro de depressão. É preciso esforçar-se nessas pequenas tarefas diárias, como parte do processo de cura. Peça ajuda dos familiares.

Nada de álcool e drogas
Trata-se de um erro muito grande se render aos efeitos de substâncias viciantes com a ideia de que elas aliviam o “peso” dos problemas. A longo prazo, elas afetam a química cerebral e transformam-se em uma enfermidade ainda maior.

Coma e durma bem
Frutas e vegetais comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Peixes, grãos integrais e proteínas também. Dormir bem é outra dica de combate ao problema, mas atenção para não se entregar ao sono o dia inteiro. O ideal são de seis a oito horas à noite.

                                                  ----------------------------------------

Espero que tenham gostado e sirva para ajudar e animar aos que estejam passando por algum desses males! Não desistam, busquem ajuda, se ajudem, não se entreguem aos problemas, como disse anteriormente, tudo (sempre) tem solução!!!!

Escolham um esporte, uma atividade física, e se joguem!!!

Mente sã, corpo são!!!!

Cerquem-se das pessoas que você gosta e que gostam de você, dê amor, dê risadas, busque o seu melhor!

Vamos escolher viver nossas melhores versões todos os dias!

Todos nós merecemos ser felizes!! :)

Beijos,

Vanessa Traversi




Nenhum comentário:

Postar um comentário