quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alimentos Integrais - conheça seus benefícios!


Bom dia, friends!!!

O post de hoje fala de alimentos integrais, que eu, particularmente, aprendi a comer nesta reeducação alimentar que fiz, e hoje não troco por nada....nem sei explicar a vocês como vivia sem eles antes!rs

Por isso eu sempre digo: tudo é uma questão de hábito....depois que você se reeduca, vai gostar e muito destes alimentos que fazem tão bem a nossa saúde!

Vem comigo!!

O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam. Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado.

A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente, pela retenção do conteúdo de fibras que, entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida.

Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.
Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação.

Os cereais são os principais representantes dos alimentos integrais. Veja abaixo alguns exemplos de alimentos integrais com suas respectivas características nutricionais.

Arroz integral

O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação para a produção do arroz branco convencional remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido. Por isso, recomenda-se o consumo de arroz integral, ao invés de arroz refinado.

Açúcar Mascavo

É o açúcar que não sofreu processo de branqueamento com a adição de produtos químicos, sendo obtido diretamente da cana-de-açúcar. Por isso, os sais minerais e vitaminas, naturalmente presentes no vegetal, são conservados. Apresenta somente a desvantagem da coloração escura.

Sal marinho

Produto obtido pela desidratação da água do mar, sendo apenas moído e acrescido iodo, não passando por nenhum processo industrial. Contém minerais e pode ser utilizado como o sal comum.

Farinha de trigo integral

A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra. Substitui a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos, tortas, tornando a receita mais nutritiva.

Cereais matinais

São constituídos por um ou vários cereais misturados. Os mais freqüentes são: aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em geral, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa). Podem ser consumidos no café-da-manhã ou no lanche, acompanhados de leite, iogurte, salada de frutas.



Veja alguns exemplos do teor de fibra dos alimentos
ALIMENTO                                              QUANTIDADE                                        TEOR DE FIBRA (G)                                                 
Arroz integral 100g 2,7                       
Arroz polido 100g 1,6
Pão francês 1 und/50g 1,7                                
Pão francês de aveia 2 fatias/50g 3,0
Pão de forma integral 2 fatias/50g 4,0
Barra de cereal Nature Valley 1 unidade 5,7
Barra de Mixed Nuts 1 unidade 3,2
Barra de cereal 1 unidade 0,8
Biscoito Nesfit 1 embalagem 21g 1,1
Biscoito Club social integral 1 embalagem 26g 0,8
Cookie light Jasmine 35g 2,1
 
 
Segundo a American Dietetic Association são vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares como por exemplo: diminuição do colesterol, prevenção da constipação, aumento da saciedade, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, prevenção e tratamento de diverticuloses e tratamento do diabetes tipo 1, prevenção de vários tipos de câncer.

Espero que tenham gostado!
Incluam estes alimentos nas suas refeições, são muito gostosos, garanto a vocês que não será sacrifício algum! Sua saúde agradece!!!!

Vamos juntos em busca de qualidade de vida!!!!

Eu faço parte da Geração Inteira aos 30!!! E quero fazer dos 40, 50, 60, 70,....e vai!!!!rs
Envelhecer com saúde, bonita, e de bem com a vida!!!

Minha melhor versão, Sua melhor versão!!! Estamos juntos!!

Beijos,

Vanessa Traversi.
www.facebook.com/melhorversao
IG: @va_traversi






Nenhum comentário:

Postar um comentário